Evento movimentou setor hoteleiro e gastronômico do município

Caxias do Sul recebeu, entre os dias 19 e 22 de setembro, o 19º Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática, realizado no Bloco M da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento reuniu mais de 430 congressistas de todo o Brasil, que movimentaram o setor hoteleiro e gastronômico do município.

Durante os quatro dias de evento, mais de 80 palestrantes trataram sobre temas como: a Estimulação cognitiva para idosos; Espiritualidade no atendimento ao paciente; O adoecimento como manifestação simbólica; Questão de gênero no processo educativo; Longevidade saudável e Diálogo com os órgãos: um recurso terapêutico.

O Congresso também contou com a colaboração da renomada psicóloga, Karina Okajima Fukumitsu, que apresentou seus estudos na área do Suicídio e tratou sobre a prevenção, posvenção e valorização da vida. Karina é pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, coordenadora do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae, coordenadora em parceria da Pós-Graduação de Psicologia Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da UNICSUL, autora dos livros: “A vida não é do jeito que a gente quer”, “Suicídio e Gestalt-terapia”, “Suicídio e Luto: história de filhos sobreviventes” e “Perdas no Desenvolvimento Humano: um enfoque fenomenológico”.

O evento também trouxe para Caxias do Sul o presidente da Associação Brasileira de Psicossomática (ABMP), Wimer Bottura Junior, que é médico psiquiatra, presidente do Comitê Multidisciplinar de Adolescência da Associação Paulista de Medicina (APM), membro do grupo de professores da cadeira de psicologia médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Bottura, falou, em especial, sobre cineterapia e as perspectivas de futuro para a psicossomática.

O homenageado do 19º Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática foi o médico, professor doutor do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP), Avelino Luis Rodrigues. O homenageado também é orientador de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em psicologia clínica, neurociências e comportamento do IP USP. Avelino, que também é doutor em psicologia, membro honorário da ABMP, e coordenador do Laboratório Sujeito e Corpo – (SuCor) do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Psicossomática, falou sobre a Epistemologia da Psicossomática, sua história e seus fundamentos, além de seus estudos referentes aos avanços em neurociências. Para o presidente do Congresso, Dorval De Andrade Tessari, a missão em trazer um encontro, deste porte, para Caxias foi cumprida com sucesso. “Dificilmente um congresso médico é sediado no município caxiense. Atividades deste tipo acabam sempre sendo realizadas em outras cidades da Serra pelo apelo turístico. É importante trazer essa nova perspectiva de atuação, que não é apenas alopática, mas sim um exercício que integra todos os aspectos da vida humana, para cá, para o nosso município. Sinto que cumprimos com nossa missão em fazer Caxias do Sul melhor e mais conectada com a ideologia da medicina psicossomática”. O 19º Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática foi uma Promoção da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática. Realização da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática Regional do Rio Grande do Sul. Teve o Patrocínio-Master da Censi Fisa Empreendimentos. Apoio Especial da Universidade de Caxias do Sul. Apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Co-patrocínio de Carib Tur Agência de Viagens, Casa Serra Acabamentos, Life Pilates, Microlab Laboratório, Re-criar Centro de Estudos Avançados em Medicina e Psicologia, Salus Pronto Atendimento e Unimed. Organização da Interface.
 

Mais informações:

Ângela Salvallaggio | Ricardo Dini

Dinâmica Comunicação Assessoria de Imprensa 19º Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática

(54) 3025.3030 | angela@dinamicacomunicacao.com.br